Como as novas tecnologias irão impactar a forma de Jogarmos online?

O avanço das novas tecnologias já é uma realidade impossível de fugirmos. Com cada vez mais ferramentas, inclusão de IA e ainda maior competitividade do mercado de gaming e iGaming, como tal irá ter um impacto direto no jeito de jogarmos e apostador online? Será que os estímulos rápidos continuarão ditando como estamos online? 

Como as novas tecnologias irão impactar a forma de Jogarmos online

A realidade é que esse avanço de tecnologia já está disponível em mercados como nas apostas esportivas online. No caso evidente da Sports bet, até já tem um algoritmo que o ajude e aconselha no momento de apostar online. Somando a isso, as tecnologias já permitem que possa estar apostando quando e onde quiser, sem perda de qualidade nesse mesmo jogo. No entanto, se estima que esse tipo de mercados ainda estejam bem no início de sua implementação de IA.  

O que irá mudar nos Jogos online, impactando nossa atenção? 

De fato, muitos são os estudos que já questionam o real impacto da constante demanda por atenção e estímulos rápidos que as redes sociais, jogos e até exigências profissionais nos obrigam. No entanto, não se espera que essa tendência possa mudar muito nos próximos anos. Sobretudo com essas novas tecnologias que prometem imergir ainda mais os usuários em seus jogos:  

A normalização de VR/AR nos jogos online, mas não só 

O mercado de VR valia US$ 22,6 bilhões em 2024 e deve crescer mais de 30% ao ano até 2032. Embora o termo e os gadgets tenham começado a se infiltrar no mainstream nos últimos anos, 2025 deve ser o ano em que os acessórios de VR e AR serão normalizados como itens essenciais para jogos. 

O impulso pode vir do lançamento do Apple Vision Pro, futurista, mas acessível, que impressionou o público com seus recursos controlados por movimento e visuais nítidos e realistas. A maior adoção de smartphones também está permitindo que a RA vá além dos headsets, oferecendo jogos baseados em projeção que misturam espaços físicos com jogos para dispositivos móveis. À medida que a duração da bateria e a qualidade da câmera se tornam menos problemáticas para jogos para dispositivos móveis. 

O desenvolvimento dos jogos em nuvem 

Os jogos em nuvem não são novidade — a Gartner os nomeou uma tendência em 2021. O setor foi, sem dúvida, impulsionado por serviços como o Steam, que agora está disponível globalmente em dispositivos Mac, Windows, iOS, Android e Linux. Um ano antes, a Nvidia também lançou seu aplicativo GeForce NOW para distribuir videogames na nuvem. 

Aliás, a popularidade do mercado decorre de seu potencial para tornar os jogos mais acessíveis, pois permite que as pessoas joguem de qualquer dispositivo, seja um console, smartphone ou PC por meio de uma assinatura. Agora, conexões de internet mais rápidas e a tecnologia 5G estão removendo barreiras para jogos em nuvem melhores e mais suaves. 

Celulares passarão a ser prioridade dos desenvolvedores 

Junto com os jogos em nuvem, os smartphones estão se tornando o veículo para jogos mais acessíveis. Talvez com base no design do popular Nintendo Switch, que apresenta uma tela semelhante à de um smartphone e pequenos controles laterais que os jogadores podem levar para qualquer lugar, empresas como Backbone e Razer começaram a lançar controles licenciados para smartphones. 

Esses dispositivos se conectam a smartphones para que os jogadores possam levar suas aventuras para qualquer lugar, experimentando os jogos tão bem quanto fariam em seu PC ou console. Esses controles, combinados com os jogos em nuvem, significam que os usuários podem se afastar de consoles e configurações de PC mais caros e simplificar sua experiência com seus smartphones — um desenvolvimento importante diante da tensão econômica. 

Acessibilidade ficará ainda mais forte   

O mundo está se movendo em direção a produtos mais inclusivos, pois a internet continua a dar mais visibilidade às pessoas com deficiência — jogos não são exceção. A indústria recentemente melhorou seus esforços para tornar os videogames mais acessíveis, de acessórios a recursos no console. 

O Xbox tem sido um dos maiores defensores da acessibilidade, projetando produtos especificamente para pessoas com deficiência e fazendo parceria com as Olimpíadas para defender jogos acessíveis. Sem dúvida que a Sony não vai ficar para trás. A empresa está investindo mais poder de software em seus recursos do PS5 e PS4 para melhorar a acessibilidade, de melhores leitores de tela a controle de voz, e continuando a desenvolver seu controle Access altamente personalizável para PS5. 

Como a tecnologia gaming em 2025 poderá não ter limites? O que é certo é que 2025 deve ser um ano muito melhor do que 2024, especialmente à medida que a tecnologia de jogos avança para construir soluções mais ergonômicas, acessíveis e econômicas para os jogadores. Ao abrir as portas para que mais pessoas tenham acesso aos videogames, a indústria pode começar a florescer e dar as boas-vindas a uma nova era de jogos marcada pela versatilidade e pelo poder de escolha.