O verão lembra praia, sol, pessoas se divertindo nas calçadas dos bares e passeios ao ar-livre. Entretanto, para quem tem a pele oleosa, essa época do ano também pode ser sinônimo de desconforto, aumento nas acnes e dificuldades de controlar a aparência da pele.
Felizmente, existem soluções que permitem que o controle da oleosidade seja feito mesmo no verão, garantindo que você possa aproveitar a estação mais quente do ano com tranquilidade. Antes de adquirir novos produtos de skincare em promoção na Sallve para ajudá-lo nessa missão, saiba como e o que usar durante o verão!
Mantenha a pele sempre limpa
A primeira dica pode parecer simples, mas precisa ser aplicada para que todas as outras etapas sejam efetivas. Lavar o rosto e manter a pele limpa é essencial para o controle da oleosidade e para evitar o acúmulo de produtos usados ao longo do dia. A poluição, comum nas grandes cidades, também é eliminada da pele durante esse processo.
Para garantir que o rosto esteja sempre limpo, lave a região ao menos 3 vezes ao dia com os produtos adequados. Essa frequência pode variar de acordo com o tempo disponível que você tem e a necessidade que sentir conforme as horas passam.

Prefira produtos destinados a peles oleosas
Quem já faz o controle de oleosidade da pele ao longo do ano sabe: produtos inadequados podem fazer com que a sensação piore. Por isso, é essencial que você tenha cuidado na hora de comprar sabonetes, hidratantes, vitaminas e outros produtos de skincare.
Antes de comprar, verifique na embalagem do produto se ele é destinado para um tipo específico de pele. O ideal é que você use apenas aqueles que possuem indicação para peles oleosas, considerando que a composição será mais adequada para as suas necessidades.
Utilize o protetor solar adequado
Apesar de ser recomendado durante todo o ano, muitas pessoas passam a usar o protetor solar apenas no verão. Por isso, é comum não saberem se ele possui alguma relação com a oleosidade da pele ou não. Assim como nos demais produtos, é recomendado que você escolha opções específicas para pele oleosa, garantindo composições mais adequadas.
Também é preciso ter cuidado redobrado para evitar o acúmulo ou a falta de produto nos poros. Para isso, utilize sempre uma camada fina de protetor e passe novamente após cada lavagem, garantindo a proteção da pele sem deixá-la oleosa.
Evite alimentos ricos em gordura
A oleosidade da pele também pode ser causada de dentro para fora. Isso mesmo, o que você come pode afetar a aparência do seu rosto, aumentando ou diminuindo o aspecto de oleosidade. Isso acontece porque as gorduras saturadas causam microinflamações e também podem levar à hiperinsulinemia, estimulando a produção de sebo.
Para evitar que isso aconteça, dê preferência a alimentos leves e saudáveis durante a estação. Frutas, legumes, verduras, carnes magras e vegetais contribuem para a saúde física e, consequentemente, para a saúde da sua pele.
Utilize blotting papers ao longo do dia
Os blotting papers têm se popularizado muito entre as pessoas de pele oleosa, principalmente nos dias mais quentes. O “papelzinho” matifica a pele oleosa, fazendo com que aquele aspecto que incomoda seja resolvido em poucos minutos.
Seu uso é bem simples: basta pegar uma folha do blotting papers, pressionar com cuidado nas áreas mais oleosas do rosto e retirar após poucos segundos. O resultado é uma pele menos brilhante e oleosa.
Procure a ajuda de um profissional
Colocando todas as dicas acima em prática, você deve ter sucesso na hora de controlar a oleosidade da pele no verão. No entanto, em casos mais graves, pode ser que o problema não seja totalmente eliminado.
Se essa for a sua realidade, a recomendação é buscar a ajuda de um profissional da área. Ele poderá recomendar tratamentos mais específicos e personalizados caso seja necessário.
Leave a Comment