
O cenário é o seguinte: você tem uma loja virtual em pleno funcionamento ou acabou de criar uma e está em dúvida sobre quais os caminhos viáveis para promover seus serviços e/ou produtos e expandir sua marca. Pode parecer contraintuitivo, tendo em vista o desenvolvimento de novas e populares tecnologias de divulgação, mas o email marketing ainda é, sim, uma das estratégias mais eficazes para lojas virtuais.
Para ter sucesso com campanhas de email, contudo, não basta apenas sair disparando e-mails aleatoriamente por aí: é fundamental aprender e dominar as táticas de planejamento e execução de uma estratégia eficiente. Por isso, a seguir, vamos detalhar os principais passos para criar ações de email marketing bem-sucedidas para sua loja online, que gerem vendas e fidelizem clientes.
Público-alvo
A quem você quer se dirigir? Esta é uma pergunta crucial. Para respondê-la, divida sua lista de contatos em segmentos com base em dados como compras anteriores, localização, idade ou comportamentos digitais. Com isso, você consegue enviar mensagens mais personalizadas e, consequentemente, aumenta as chances de conversão. Clientes que compraram produtos relacionados, por exemplo, podem ser o público de emails com descontos para itens complementares.
Lista de contatos
Recomendamos fortemente que você não compre listas prontas de emails! Note que isso pode prejudicar a reputação da sua marca e ainda resultar em penalidades. O mais indicado é incentivar os visitantes do seu site a se inscrever na sua lista de emails oferecendo benefícios, como descontos em compras futuras e/ou frete grátis. Outra prática recomendada é dispor formulários de inscrição em locais visíveis do seu site, como no cabeçalho ou no rodapé.
Ferramenta de email marketing
Algumas plataformas oferecem funcionalidades de automação que facilitam o envio de campanhas e segmentação de público. Elas ajudam a criar emails profissionais com templates personalizáveis, automatizar o envio de emails e realizar testes A/B para otimizar os resultados.
Conteúdos relevantes
Não adianta nada atingir um amplo público promissor se o conteúdo do seu email é de relevância duvidosa. Sim, enviar emails com promoções, novos lançamentos, descontos exclusivos ou novidades do blog da loja mantém o cliente engajado – mas é preciso fazê-lo com qualidade.
Tipo de e-mail
São vários os tipos de emails que podem ser aplicados: boletins informativos, emails promocionais, de boas-vindas, de carrinho abandonado, entre outros. Estude cada um deles para ver qual conversa melhor com os objetivos da campanha.
Teste e otimização
Os testes A/B são imprescindíveis para entender como seu público está respondendo. Experimente diferentes linhas de assunto, horários de envio e tipos de ofertas para ver o que gera mais engajamento. Isso permitirá identificar padrões de comportamento a fim de otimizar as campanhas.
Monitoramento
Depois de enviar as campanhas, não deixe de acompanhar os resultados. Observe métricas como taxa de abertura, taxa de cliques, taxa de conversão e taxa de descadastro, que são indicadores importantes de como sua campanha está se saindo. Com esses dados, você pode ajustar a sua estratégia para melhorar continuamente os resultados.
Acredite: criar uma estratégia de email marketing eficaz para sua loja virtual não é uma tarefa difícil, mas exige planejamento, consistência e análise contínua. Ao personalizar as campanhas para atender às necessidades dos consumidores, segmentar sua lista e otimizar constantemente suas estratégias, você poderá construir um relacionamento mais sustentável entre sua marca e seus clientes.
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