Mesmo sendo o “país do futebol” e com um enorme investimento o “esporte rei”, a verdade é que o ano de 2024 provou que o esporte brasileiro é muito mais amplo do que se poderia imaginar. Desde os grandes desempenhos de atletas fora futebol nas Olímpiadas, ao maior investimento do Governo em novos esportes emergentes, tudo isso merece ser analisado.

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Em uma fase em que até os eSports no Brasil estão em um crescimento de popularidade elevado, ficando provado pelos mercados de apostas na Stake.com com bônus, será que são os esportes eletrônicos que vão “roubar” todo o protagonismo. Ora, para que seja possível chegar a essa resposta, iremos nos aprofundar naqueles que deverão ser os esportes emergentes para 2025. Isso seguindo as tendências que se vêm registrando já desde o ano passado.
O que se pode esperar de novos esportes emergentes?
Antes de nos aprofundarmos sobre quais podem ser os esportes com maior protagonismo em 2025, é importante salientar como as apostas esportivas online também poderão ter um impacto grande nesse crescimento de popularidade. Com cada vez maiores bônus em bet sports para esportes que vão além do futebol na Stake, a vantagem está em você se aproveitar do seu conhecimento desses esportes “fora da caixa”. Tudo para que possa usufruir das maiores odds disponíveis nesses esportes emergentes para 2025:
Crescimento de Apostas eSports já é uma evidência
Portanto, embora o futebol continue a ser o coração da cultura esportiva brasileira, não paramos de ver esportes não tradicionais, como artes marciais mistas (MMA), skate e eSports, atraindo seguidores de muitos fãs. O MMA, por exemplo, continua sendo bem recebido por milhares de pessoas no país, com algumas fontes afirmando que o esporte agora está em segundo lugar, depois do futebol, como o esporte mais amado.
Outra coisa que você notará sobre esses esportes não tradicionais é a nova onda de participação popular que eles desencadearam. Quer você goste de parques de skate, academias de MMA ou centros de jogos, você pode acessar todos esses centros em diferentes cidades para se envolver com suas paixões. Vale ressaltar que essa crescente popularidade de esportes não tradicionais no Brasil reflete uma tendência famosa em outras nações globalmente. Recentemente, um relatório da Marketing Drive mostrou que cerca de 52% dos homens da Geração Z preferiam esportes não tradicionais aos tradicionais.
Interesse em esportes virtuais também já é tendência
Agora, no Brasil, independentemente de como você queira consumir esportes — seja acompanhando eventos ao vivo, cenas de bastidores ou interações com atletas — há inúmeras plataformas digitais para você. Você realmente perceberá que essa transformação digital torna os esportes mais acessíveis e interativos, aumentando o engajamento e a lealdade dos fãs. Ao ponto da Stake já oferece online sports betting em esportes virtuais. Ou seja, poderá apostar em jogos de futebol mais curtos, por exemplo.
A mídia digital permitiu o surgimento de comunidades esportivas de nicho. Se você é realmente apaixonado por esportes menos conhecidos, não precisa se preocupar com o isolamento — as plataformas digitais permitem que você se conecte com pessoas com ideias semelhantes e compartilhe suas experiências de todos os lugares. Essa conectividade digital ajuda a nutrir o crescimento de esportes emergentes e cria um senso de pertencimento entre os fãs que podem ter se sentido isolados em seus interesses.
Esportes femininos ganhando força e popularidade no Brasil
Desde 1979, quando as mulheres foram autorizadas a participar de todos os esportes, o setor continua a reconhecer e incentivar a participação do gênero. Historicamente ofuscadas por seus colegas homens, as atletas agora recebem mais visibilidade e oportunidades. Essa mudança é impulsionada por iniciativas de organizações como o Wiki Movement Brazil e ligas profissionais que investem em competições femininas. Como resultado, as atletas estão quebrando barreiras e inspirando as gerações futuras.
Essa tendência, em que você vê mais mulheres participando de esportes, é uma imagem clara de como as atitudes sociais continuam mudando para se tornarem mais inclusivas. À medida que mais pessoas reconhecem a habilidade, a dedicação e o atletismo das competidoras, a demanda por conteúdo esportivo feminino continua a crescer. E não é diferente em outros países, como os EUA. Em uma pesquisa realizada pela Seton Hall University, 51% das mulheres e 48% dos homens disseram que gostariam de ver mais mídia expor os esportes femininos.
Qual o papel das redes sociais na ascensão da popularidade nos esportes?
Você pode realmente concordar que os influenciadores de mídia social influenciaram muito nossa cultura, não apenas os esportes. Esses profissionais usam sua presença online para promover vários esportes, compartilhar histórias pessoais e interagir com seguidores. Ao fazerem isso, eles ajudam a preencher a lacuna entre a cobertura da mídia tradicional e a interação moderna dos fãs. E, na verdade, essa tendência não apenas democratiza o acesso ao conteúdo esportivo, mas também promove uma comunidade mais inclusiva.
Como é possível concluir, o impacto dos influenciadores de mídia social se estende além da promoção de esportes; eles também servem como modelos para atletas aspirantes. Esses influenciadores inspiram outros a perseguir seus sonhos e superar obstáculos compartilhando suas jornadas, lutas e triunfos. Como resultado, eles estão contribuindo para uma cultura esportiva mais diversa e representativa no Brasil. Também por esse motivo a demanda por apostas esteja tão grande.
Novos esportes para amadores podem viralizar em 2025
De fato, esportes, atividades ao ar livre e fitness se consolidaram firmemente na saúde, bem-estar e vida social dos consumidores desde a pandemia, e novos esportes estão evoluindo para manter as pessoas engajadas nessa mudança para estilos de vida saudáveis. Com a ajuda das mídias sociais, vemos os consumidores buscando variedade em seus estilos de vida ativos, com novos esportes surgindo no mainstream e outros experimentando um ressurgimento em popularidade. Esses são alguns exemplos, nos quais já poderá fazer apostas com as maiores odds no Stake:
- Padel Power, beneficiando da febre recente do Padel
Com uma estimativa de 30 milhões de jogadores amadores em todo o mundo, o Padel está rapidamente se tornando um esporte conhecido globalmente. Combinando elementos de tênis, squash e badminton, 2023 viu a primeira Liga Mundial de Padel realizada em Dubai. O esporte é rápido de aprender com muita ação, jogado em duplas sobre uma rede, a quadra é cercada por paredes, que são incluídas na partida e, ao contrário do tênis, o equipamento é uma raquete sólida como uma raquete.
Originalmente do México, o Padel começou em meados da década de 1960 e desde então ganhou destaque na América Central e do Sul e em toda a Europa. Tendo crescido rapidamente nos últimos anos, o Padel é agora o segundo maior esporte na Espanha, depois do futebol. Com uma natureza inclusiva e acessível, a popularidade comercial do Padel é ampla, oferecendo oportunidade para equipamentos e kits de desempenho de ponta, bem como estilos de nível básico, tanto para o consumidor de luxo quanto para o consciente do orçamento.
- Trail Running – Corrida ao Ar Livre
Embora não seja novidade, o interesse em trail running tem crescido em escala global, com participação de 106% somente em 2022, de acordo com a World Athletics, e o esporte continua em uma trajetória ascendente.
Categorizado como corrida de resistência em terrenos irregulares por montanhas, colinas e florestas, o esporte está definido para se tornar uma categoria de ponta para marcas, com forte potencial de crescimento. Usando músculos diferentes da corrida de rua, o esporte envolve os sentidos e desafia o corpo de novas maneiras, permitindo que os participantes se conectem a novas paisagens e escapem do cotidiano.
Mergulhando os participantes na natureza e sua imprevisibilidade, o esporte requer o kit certo para se manter à frente, incluindo coletes de hidratação, camadas dobráveis, kit de respirabilidade e uma infinidade de acessórios, oferecendo muitas oportunidades para as marcas capitalizarem o esporte. E com a natureza na vanguarda do esporte, a corrida de trilha é uma área-chave de oportunidade tanto para inovação consciente do clima quanto para capitalizar o turismo esportivo e a exploração.
Eventos esportivos de desafios extremos também é tendência
Quando a corrida de trilha não é suficiente, a corrida de resistência extrema está se tornando cada vez mais popular entre atletas amadores que buscam levar seus corpos ao limite. Indo além dos triatlos, a corrida de resistência extrema abrange tudo, desde ultramaratonas no deserto até corridas de vários dias abrangendo ciclismo, esportes aquáticos e corrida, com foco em suportar terrenos e temperaturas extremos.
Com desafios chegando ao extremo, os atletas precisam de resiliência física e mental para suportar as corridas. Corridas como a Marathon des Sables no Marrocos exigem que os corredores carreguem mercadorias, roupas de cama e equipamentos enquanto cobrem 155 milhas na corrida de seis dias em temperaturas extremas do deserto. Com corridas de vários dias como padrão, ter o equipamento certo é essencial, oferecendo uma oportunidade para as marcas projetarem para todas as eventualidades com a leveza em mente.
- Esportes de gramado
Afastando-se da alta intensidade e dos recordes pessoais, os esportes de gramado estão ganhando popularidade e colocando o lado social em primeiro lugar, com um forte foco na comunidade. Do croquet à bocha e à petanca, os jogos de gramado oferecem um apelo cada vez maior, principalmente à medida que as populações envelhecem em escala global. Diversificar em esportes e espaços que atraem esses mercados mais antigos se tornará uma oportunidade lucrativa para as marcas, com oportunidades de produtos emergentes que exigem suporte e estilo.
Observando o aumento dos chamados “esportes lentos”, as marcas estão colaborando com marcas de moda e streetwear para levar os esportes de gramado a um público mais amplo. Em 2023, a Reebok colaborou com o varejista de streetwear do Reino Unido END. em uma campanha em torno de calçados projetados especificamente para bocha e petanca, destacando espaço para mais oportunidades de produtos em vestuário.
- Golfe poderá ficar Revitalizado, se tornando mais abrangente em 2025
O esporte centenário do golfe vem passando por uma mudança cultural e uma reformulação de marca impulsionada pelo desejo de inclusão e representação. Depois de prosperar em 2020 como um esporte ao ar livre e social, o golfe continuou a crescer com um nível renovado de otimismo e um grupo cada vez maior de participantes. Será que teremos um novo Tiger Woods em território brasileiro?
Antes um esporte exclusivo, com falta de acessibilidade, a representação no golfe está se expandindo rapidamente e chegando ao nível amador, enquanto campos e clubes estão sendo redesenhados com uma sensação mais inclusiva e um preço acessível. Além disso, as marcas estão aproveitando a nova popularidade do esporte e atualizando estilos preppy exclusivos com um toque streetwear com marcas como Malbon Golf, Manors Golf Apparel e Bogey Boys redesenhando estilos-chave de golfe, como a camisa polo e malhas exclusivas para um público mais jovem e mais voltado para a moda. Essa acaba sendo uma aposta mais acertada que a lóterica ou outro tipo de previsões esportivas para 2025!
Como a Tecnologia irá impactar nos novos esportes populares?
O marketing esportivo está em alta atualmente e é uma das maneiras mais eficazes de comercializar suas marcas e atrair milhões de olhares. O marketing esportivo evoluiu constantemente ao longo dos anos e hoje, quando a tecnologia é uma das partes cruciais do marketing, a publicidade esportiva está adaptando a tecnologia em um rápido crescimento. Com os fãs querendo se conectar com seus times, jogadores e eventos favoritos em um nível pessoal, o marketing esportivo e as agências de marketing esportivo estão incorporando muitas mudanças.
Na verdade, as agências e marcas estão ansiosas para embarcar em novas maneiras de crescer, se conectar e construir confiança com seus clientes-alvo em um nível muito mais profundo. De acordo com a pesquisa, essas tendências de marketing esportivo são o que as marcas precisam ficar de olho.
Integração de Inteligência Artificial nos Esportes
A inclinação dos profissionais de marketing esportivo para a IA não é desconhecida. A integração da IA ajuda as marcas a se conectarem com seu público de forma mais eficiente devido aos seus recursos avançados. Até 2030, espera-se que o mercado de inteligência artificial para esportes se expanda em um ritmo muito maior. Isso ajudará os profissionais de marketing a projetar conteúdo, anúncios e negócios com base no comportamento e nas preferências do consumidor. De acordo com a análise, também é esperado que ferramentas baseadas em IA permitam que as marcas projetem as necessidades de seu público e orientem suas ações em tempo real.
A IA pode ajudar com mensagens direcionadas para engajamento hiper-personalizado em eventos ao vivo. A IA transformou o engajamento dos fãs, de soluções convenientes para uma experiência verdadeiramente individual. No entanto, esse avanço traz a necessidade de abertura e uso ético de dados, pois a confiança continua sendo a chave para qualquer estratégia de longo prazo.
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