O Pix pode ser um bom aliado dos donos de pequenos negócios e a grande maioria já viu isso. O Relatório de Gestão do Pix, publicado pelo Banco Central do Brasil, mostrou que, até dezembro de 2024, quase 18 milhões de empresas de todos os setores da economia já realizaram ou receberam pelo menos um Pix.
Em outras palavras, duas em cada três empresas já adota a ferramenta no dia a dia. O surgimento de maquininhas que aceitam Pix junto com cartão mostra como o sistema de pagamentos tem inúmeras vantagens, como agilidade nos pagamentos e taxas menores.
Só que o Pix vai além e pode servir como uma ferramenta para melhorar a sua gestão de fluxo de caixa, te dando acesso a mais dinheiro e até aumentando as suas vendas.
Por exemplo, os custos com vendas via cartão podem chegar a mais de 3% por operação; no Pix, essas operações geralmente não descontam mais de 1% em taxas.
Além dos custos, vamos conhecer outras vantagens que o Pix traz para o seu negócio.

Agilidade nas transações
Se tem uma coisa na qual o Pix é imbatível é na velocidade de disponibilização dos recursos. Quando você faz uma venda no cartão, muitas vezes é preciso esperar três dias úteis ou até mais para contar com o dinheiro na sua conta, o que pode ser uma dificuldade caso você precise de capital de giro rápido.
No entanto, o Pix não conhece finais de semana nem feriados, de modo que os recursos são creditados em até 10 segundos, em 99% das transações. Ou seja, você tem o valor em mãos na hora em que realizou a venda, uma agilidade que nenhum outro método oferece.
Segurança nas transações
Você provavelmente já tomou algum golpe no qual a pessoa faz uma compra no cartão, leva o produto e depois pede o estorno do valor da compra alegando perda ou roubo do cartão, certo? Esse é um golpe que infelizmente se tornou comum e serve para trazer um risco maior para as operações com cartão, sobretudo no crédito.
Uma vez que o cliente faz o Pix para sua conta, ele não pode pedir o estorno ou desfazer o pagamento. Isso dá ao comerciante a segurança de que ele não vai receber fraudes nem ter o pagamento removido.
Outro fator de segurança do Pix é a digitalização do dinheiro. Como a transação é realizada totalmente em meio digital, você não precisa guardar dinheiro em papel no caixa da empresa. Isso diminui a possibilidade de assaltos à loja ou roubo de caixa, visto que o dinheiro está na sua conta.
Liquidez imediata
Vimos no início do texto que as transações via Pix são processadas em questão de segundos. Isso significa que ao fazer uma venda com esse método, sua empresa passa a ter liquidez imediata — dinheiro em caixa.
Diferentemente dos boletos bancários, que podem levar dias para serem compensados, ou dos cartões de crédito, que exigem um prazo para a liberação dos valores, o Pix permite que o dinheiro caia na conta do recebedor em segundos. Essa agilidade reduz a necessidade de capital de giro elevado e possibilita um melhor controle sobre as entradas e saídas de recursos.
Além disso, vários bancos já adotam a função de Pix parcelado, que possibilita ao cliente dividir suas compras pagando via Pix, e o Banco Central já planeja incluir o sistema de pagamentos nas carteiras digitais como Apple Pay e Google Pay. Ou seja, vai ficar ainda mais fácil para sua empresa se digitalizar e reduzir custos aumentando suas vendas.
Como divulgar o Pix na sua empresa
Segundo dados do Banco Central, mais de 26,455 trilhões de transações foram feitas com o Pix em 2024, o que representa um aumento de 54% em relação ao ano anterior. Hoje, o meio de pagamento é o segundo mais utilizado no varejo, atrás somente do cartão, mas a tendência é que o Pix tome a liderança em breve.
Se você quer obter os benefícios do Pix e estimular seus clientes a adotá-lo como meio de pagamento, descubra três ações que você pode incluir na sua empresa.
Utilize QR Codes dinâmicos
As chaves Pix são fáceis de usar, mas digitá-las pode ser um problema para os clientes que estão com pressa. Por isso, você pode melhorar a experiência de pagamento incluindo QR Codes dinâmicos.
Esses pagamentos funcionam muito bem para compras online, pois permitem gerar valores personalizados para cada venda, facilitando o controle financeiro e reduzindo erros de digitação. Além disso, o cliente precisa apenas escanear o código e confirmar a compra, reduzindo os passos necessários.
Ofereça descontos para pagamentos via Pix
Como a empresa economiza com taxas, parte desse valor pode ser repassada ao cliente como incentivo para o uso do Pix. Você pode oferecer descontos nos pagamentos e até criar ofertas especiais.
Utilize o Pix para pagamentos a fornecedores
Além de receber via Pix e beneficiar seus clientes, você pode digitalizar todos os pagamentos da sua empresa. Por exemplo, caso seus fornecedores não queiram dar desconto, experimente propor fazer pagamentos via Pix. Como você já recebe via Pix, terá fluxo de caixa 24 horas e poderá negociar melhores condições de pagamento.
Leave a Comment